Acordo para o fim do roaming internacional no Mercosul é assinado pelo Brasil


Na última quarta-feira, dia 17, alguns países, incluindo o Brasil, assinaram um acordo para acabar com o roaming internacional em todo o Mercosul. Veja mais detalhes abaixo:

No dia 17 de julho de 2019, o Brasil, Uruguai, Argentina e Paraguai assinaram um acordo que tem o objetivo de acabar com o roaming internacional no Mercosul. O governo brasileiro já estava estudando esta medida há algum tempo, através da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e do Ministério das Relações Exteriores.

Porém, mesmo depois da assinatura, a medida não entrará em vigor de forma imediata, já que ela necessita de aprovação do Congresso Nacional. Este mesmo acordo alinha o Mercosul com algumas práticas realizadas pela União Europeia, que fechou um acordo comercial com o Mercosul e, também, acabou com o roaming internacional.

O roaming internacional é uma taxa extra cobrada quando o consumidor está fora do país e utiliza seu celular para ligações, SMS ou para utilizar a rede 4G. As operadoras de telefonia do Brasil ainda não se manifestaram sobre a nova medida.



COMPARTILHAR