Anatel autoriza proposta para expandir faixas de Wi-Fi no Brasil


Nos últimos dias, a Anatel autorizou a expansão das faixas de internet destinadas ao Wi-Fi para banda larga no país. Veja mais informações abaixo:

O Conselho Diretor da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) permitiu o projeto que fará a ampliação das faixas de Wi-Fi para banda larga no Brasil, assim, será feita uma consulta pública de 45 dias, para determinar dois fatores do regulamento sobre os equipamentos de radiação restrita.

Segundo o conselheiro da Agência e relator do processo, Vicente Aquino, esta medida permitirá que aconteçam as atualizações técnicas específicas e voltadas ao Sistema de Acesso sem Fio em Banda Larga para Redes Locais, na faixa de 5.150 e 5.350 MHz. Conforme a proposta apresentada, esta ação não precisaria passar pelo Conselho, o que não está de acordo com a norma vigente.

A outra alteração no projeto é na revisão da tabela de restrições de uso, com o objetivo de utilizar o padrão IEEE 802.11ad, que compreende a faixa de 60 GHz e que pode ser usado nos equipamentos de Wi-Fi. De acordo com a Anatel, aparelhos que usem esta faixa conseguem transmitir dados em uma velocidade de até 7 Gbps.



COMPARTILHAR