Anatel autoriza Tim e Oi a compartilharem frequência


A Agência Nacional de Telecomunicações autorizou, no dia 12 de julho, quinta-feira, que seja ampliado o compartilhamento de frequências das operadoras Tim e Oi.

Este compartilhamento entre as empresas Tim e Oi é feito pelo processo em formato de “ran sharing”, ou seja, um compartilhamento de rede de acesso via rádio. Antes desta autorização, estas operadoras já tinham licença para fazer este processo na frequência 1,8 GHz, 3G. Agora, com a nova decisão da Anatel, a autorização para compartilhamento foi ampliado para a faixa 2,5 GHz, 4G. Desta forma, é possível que as duas operadoras utilizem as mesmas frequências.

Outra medida que mudou com esta autorização foi que a Anatel permitia, somente, o compartilhamento dos equipamentos eletrônicos, porém, atualmente, as companhias podem partilhar, também, o espectro e o core da rede. Assim, a Tim e a Oi conseguirão aumentar e disponibilizar seus serviços de banda larga móvel, já que, segundo o conselheiro da Anatel e relator deste caso, Leonardo de Morais, estas operadoras juntas podem somar 10 MHz em propriedade de cada uma utilizando a frequência 2,5 GHz.



COMPARTILHAR