Anatel inicia os testes com frequência para rede 5G


A rede 5G já está passando por testes em vários países e, agora, a Agência Nacional de Telecomunicações está iniciando os testes com a frequência que será utilizada pela rede 5G no Brasil.

Por já estar acontecendo muitos testes em vários países com a rede 5G, a empresa Qualcomm divulgou uma listagem citando as companhias fabricantes parceiras que utilizarão suas soluções na tecnologia 5G. Esta tecnologia está demorando a chegar no Brasil porque várias operadoras de telefonia estão aguardando a licitação da Anatel para poder utilizar a frequência 3,5 GHz, a qual é necessária para usar a rede 5G.

Os primeiros testes em laboratório da Anatel estão previstos para acontecer agora no mês de agosto. Eles servirão para verificar a convivência entre a rede 5G e a TV aberta por satélite na faixa de 3,5 GHz. Tendo resultados positivos, o edital para licitação da frequência utilizada pela rede 5G ocorrerá depois de julho de 2019.

Segundo o conselheiro que acompanha o processo, Leonardo de Morais, estes testes são extremamente necessários para que se possa elaborar o edital de licitação, já que o Brasil usará apenas 200 MHz para a rede 5G, enquanto os outros países utilizam 400 MHz. Assim, a utilização da frequência no Brasil deverá ser de uma maneira eficiente.



COMPARTILHAR