Anatel pretende fazer mais investimentos para aumentar o acesso à internet


A Anatel está com novas prioridades no momento, como investir mais em fibra óptica e nas redes móveis para conseguir aumentar o acesso à internet., atendendo às políticas públicas de inclusão digital no Brasil.

Para chegar à este objetivo, a Agência Nacional de Telecomunicações lançará uma consulta pública do Plano Estrutural de Redes de Telecomunicações, PERT, desta forma, a empresa pretende ampliar o acesso aos recursos voltados para a fibra óptica e para as redes móveis 3G e 4G. Segundo a Anatel, outra meta deste projeto é incentivar que existam, no Brasil, novas e melhores infraestruturas para aumentar a cobertura de internet, possibilitando que os locais onde não recebem um bom atendimento ou tem problemas com a capacidade de conexão, tenham acesso à internet.

Conforme o planejamento do projeto, o primeiro passo do PERT será levar serviços de fibra óptica para mais cidades, atendendo à 95% dos cidadãos brasileiros. Depois, o plano é ampliar o acesso às redes móveis para todos os distritos do Brasil, porém, para esta meta dar certo, será necessária a ampliação da internet 4G. Outra etapa do projeto será utilizar os locais públicos, como, por exemplo, escolas, delegacias e bibliotecas, para incentivar e compartilhar o acesso à internet da população das comunidades locais. O PERT será discutido em audiência pública, a qual ainda não possui data definida.



COMPARTILHAR