Banda larga 4G deve ficar disponível em todo o Brasil até 2020


De acordo com a Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações, a internet banda larga 4G deve ficar disponível em todo o país até o fim do ano de 2019. No momento, este tipo de conexão já é acessível para 94% dos brasileiros.

Muitas cidades brasileiras ainda não oferecem a banda larga 4G porque não investem nesta tecnologia, por isso, segundo a Anatel, até 2020 todos os municípios brasileiros poderão oferecer à sua população a internet 4G. Esta informação foi divulgada em uma audiência pública, realizada na Câmara dos Deputados, pelo superintendente de Planejamento e Regulamentação da Anatel, Nilo Pascali.

Nesta audiência foram debatidos temas como os problemas de sinal de telefonia móvel no Maranhão. Para atender aos locais que ainda não recebem sinal de telefonia, a Anatel tem o Plano Estrutural de Redes, Pert, o qual tem o objetivo de encontrar as áreas com pouca viabilidade econômica e propor projetos para o incentivo de construção de infraestrutura, que permitem expandir a internet banda larga.

O atendimento deste plano é por meio de backhaul em fibra ótica e atende 95% da população brasileira, os outros 5% serão atendidos por rádio IP com alta capacidade. E as cidades com pouca viabilidade econômica e com menos de 30 mil habitantes começarão a ser atendidos com a banda larga 4G.



COMPARTILHAR