Banda larga fixa 5G deve estrear em 2019 no Brasil


De acordo com a empresa Nokia, a tecnologia de rede de internet 5G deve chegar ao Brasil no ano de 2019 para ser utilizada nas operações de banda larga fixa.

Como no começo a pretensão é utilizar a tecnologia da quinta geração de internet na banda larga fixa do país, o serviço disponível oferecido será de velocidades entre 200 Mbps e 400 Mbps de downlink e uplink. A Anatel já vem planejando o leilão da faixa de 3,5 GHz, a qual permitirá que a tecnologia 5G chegue ao Brasil. Depois de realizado o leilão e entregue os lotes de frequência às empresas de telecomunicação, a utilização e habilitação da tecnologia 5G demoraria de 3 a 6 meses.

Conforme informações da Nokia, as operadoras do país já realizam muitos testes com a rede 5G, inclusive a operadora TIM, a qual teve projetos bem sucedidos criando conexões fixas de quinta geração em laboratório, no fim do ano de 2017. O interesse das empresas de telefonia na faixa de 3,5 GHz é por poder aumentar a capacidade do sinal de internet, integrando esta faixa à frequência de 1,8 GHz.



COMPARTILHAR