Como medir a velocidade de internet móvel?


No Brasil, as operadoras de telefonia móvel não são obrigadas a fornecer 100% da velocidade contratada, porém, também não podem servir uma velocidade muito abaixo da que seria a correta. Para garantir que você esteja recebendo uma velocidade de internet móvel adequada para o que paga, veja como medi-la.

Antes de iniciar o teste para medir a velocidade de internet do seu celular, desligue o Wi-Fi e deixe ativado somente os dados móveis, também desative o compartilhamento de internet e feche todos os aplicativos em uso. Para verificar somente a velocidade de download, acesse o site fast.com (oferecido pelo Netflix) e, automaticamente, começará um teste de rede. Mas, nesta opção, você não terá detalhes como os dados de ping, latência e jitter, você apenas saberá a velocidade de internet daquele momento.

Se você tem interesse em saber mais detalhes, pode acessar o portal Speedtest.net, site que oferece todos os dados de velocidade da internet de forma completa. Porém, para fazer os testes, você precisará baixar o aplicativo do site. Depois que medir sua velocidade de internet, se você constatar que a diferença pela qual paga é muito grande, registre o horário e velocidades oferecidas para entrar com uma reclamação no Procon e exigir seus direitos.



COMPARTILHAR