Diferenças das redes 3G, 4G e 5G


Se você não sabe quais as diferenças entre as coberturas de conexão 3G, 4G e 5G, veja abaixo as principais características de cada uma destas tecnologias:

A terceira geração de conexão de internet para dispositivos móveis, ou seja, o 3G, proporciona velocidades de downloads de até 2 Mbps, funciona com frequências de até 2,1 GHz, o que oferece uma maior cobertura, já que as baixas frequências podem atingir uma região maior, atendendo a, aproximadamente, 60 a 100 pessoas com sinal compartilhado e serviço confiável.

Enquanto a quarta geração permite o download entre as velocidades 3 e 5 Mbps ou maiores, se for com alguma frequência combinada. Esta é considerada uma banda larga móvel, já que possui taxas parecidas à internet oferecida via model a cabo ou DSL. Esta conexão chega na faixa dos 2,5 GHz e pode atender 300 a 400 pessoas com cada torre.

Enquanto a rede 5G pode operar nas frequências até 95 GHz, com velocidade de download até 20.480 Mbps. Esta tecnologia é ótima para serviços que necessitam um suporte maior, como, por exemplo, streaming. Porém, a desvantagem do 5G, por estar em uma frequência muito alta, é ter um alcance menor.



COMPARTILHAR