Atualmente, o Brasil ainda está expandindo a rede 4G pelo país, enquanto em outros lugares do mundo, a rede 5G já está sendo testada. Mas qual a diferença entre estas redes?
A 4G possui mais eficiência de espectro, o que possibilita conectar mais dispositivos sem danificar a rede, e usa a tecnologia LTE para oferecer maior velocidade de conexão móvel aos seus usuários. Já a rede 4G+, que também é chamada de LTE Advanced, utiliza mais de uma frequência no mesmo momento, com o intuito de produzir mais estabilidade e velocidade de conexão. Para conseguir utilizar esta rede o usuário deve ter um aparelho móvel compatível e a operadora precisa ativar esta tecnologia na região onde ele está.
A rede 4,5G, também chamada de LTE Advanced Pro, utiliza 3 frequências para poder oferecer o serviço, desta forma, ela pode chegar a um espectro total de 30 MHz, se a operadora tiver banda de 10 MHz. Há também a tecnologia MIMI 4×4, a qual faz a comunicação entre operadora e smartphone através de 4 antenas de transmissão e 4 de recepção, e a modulação 256 QAM, que possibilita uma maior transmissão dos dados simultaneamente.