Operadoras tentam acabar com monopólio da telefonia móvel


As operadoras Claro e Tim firmaram um acordo para acabar com o monopólio da telefonia móvel nas cidades. Já que, no Brasil, várias regiões acabam tendo uma determinada cobertura, o que cria um monopólio municipal.

Com a intenção de reduzir este monopólio nas cidades, as empresas Claro e Tim fecharam um acordo para fazer a distribuição do sinal em mais localidades, as quais só possuem uma opção de serviço de telefonia móvel. Isso porque houve falta de interesse de muitas operadoras em disponibilizar seus serviços em alguns municípios de várias regiões brasileiras. O desinteresse das empresas ocorreu por ter poucos habitantes nestas localidades, o que não geraria lucro suficiente, além de não sobrar uma boa margem de dinheiro para a manutenção de equipamentos e distribuição do sinal da operadora.

Para ocorrer uma melhora no atendimento ao cliente, a Anatel começou a obrigar que as empresas de telefonia se instalassem, também, nos pequenos municípios, assim, pelo menos uma operadora fez suas instalações nestes locais. Porém, os habitantes destas localizações isoladas viram que o serviço oferecido poderia ser melhor e iniciaram muitas reclamações pela falta de opções, já que teriam que aceitar o preço determinado pela empresa do local. Foi então que a Anatel decidiu acabar com esta situação.

Para isso, a Anatel iniciou a administração do acordo entre as operadoras Claro e Tim, o qual permitirá que 700 municípios tenham mais opções de empresas de telefonia móvel, além de melhores preços e serviços.



COMPARTILHAR