Para brasileiros, utilizar o Wi-Fi dos vizinhos é um ato comum


Foi feito um estudo pela TIC Domicílios 2016, com a coordenação de Winston Oyadomari, no qual o conteúdo mostrou que uma casa a cada cinco pesquisadas, utiliza a internet Wi-Fi do vizinho.

No ano de 2014, a porcentagem de quem utilizada a internet dos outros era de 13%, atualmente, aumentou para 18%. Porém, este aumento foi de acordo com o avanço da internet Wi-Fi nos domicílios, que era de 66% e, agora, é de 80%. Com o aumento da inclusão digital no país, 54% das casas já tem acesso à internet, ou seja, 36,7 milhões de domicílios no Brasil e, pelos investimentos das telecoms na expansão da internet banda larga, já são duas milhões de casas com acesso à internet via 3G e 4G.

O estudo foi feito entre o mês de novembro de 2016 e o mês de junho de 2017 e contou com 23 mil casas localizadas em mais de 350 cidades do Brasil, sendo o principal assunto tratado se as pessoas utilizavam o Wi-Fi dos vizinhos, ou seja, compartilham a internet. Um dos comentários mais assíduos dos participantes foi sobre a vontade de que reduzam o valor da internet, para torná-la mais acessível. Os locais onde mais dividem a internet são nas localizações com mais pessoas com pouca renda, como, por exemplo, nas áreas rurais, nordeste e onde tem famílias com renda de até um salário mínimo.



COMPARTILHAR