Postes para telecom e energia elétrica podem ser compartilhados pela Aneel e Anatel


As empresas Aneel e Anatel (Agência Nacional de Telecomunicação) estão com o desejo de dividir os postes entre os setores de telecom e de energia elétrica. Esta medida deve ser tomada por causa da chegada da rede 5G no Brasil.

Está cada vez mais próxima a chegada da rede 5G no Brasil e, por isso, a Anatel está tomando algumas decisões para que esta nova tecnologia possa ser disponibilizada para a população. Uma destas medidas é compartilhar os postes dos setores de telecom e de energia elétrica com a Aneel. Para isso, deverá ser lançada uma consulta pública apresentando o projeto durante o mês de outubro ou novembro de 2019. Esta consulta mostrará o que o mercado pensa sobre a ideia de ocupação da infraestrutura.

Uma das principais pautas da consulta pública será o preço, segundo o assessor da diretoria da Aneel, Caio José de Oliveira Alves, já que 92% dos 168 processos de 2018 eram relacionados à custos. Enquanto o gerente de Monitoramento das Relações entre Prestadores da Anatel, Fábio Cassotti, está atento à regularização dos ativos. Uma das ações pretendidas destas empresas é a limpeza dos postes, com o intuito de evitar o retrocesso e outros métodos de precificação.



COMPARTILHAR