Reclamações sobre os SVAa aumentaram


As queixas dos consumidores quanto aos SVAs cresceram ultimamente, o que fez com que a Anatel emitisse um alerta sobre o assunto para as operadoras.

Os SVAs são aqueles serviços que as operadoras oferecem que enviam SMS, como horóscopos, dicas de saúde, receitas, futebol e vários outros assuntos que podem ser encontrados na internet, porém, a operadora faz este serviço parecer para o cliente imprescindível para receber por mensagem de celular.

No início deste ano as reclamações haviam diminuído, já que as empresas de telecomunicação aplicaram algumas medidas que evitavam que os consumidores assinassem estes serviços pelas armadilhas realizadas pelas operadoras, como, por exemplo, ofertas pop-up e ativações automáticas. Porém, o que foi verificado foi que, na verdade, as reclamações não diminuíram, mas sim, as operadoras apenas trocaram o público alvo, que antes eram os clientes pré-pagos e, agora, são os clientes de linhas pós-pagas.

Segundo os dados registrados, 85% das reclamações são de clientes que reclamam sobre as contratações acontecerem por abordagens insistentes e de forma automática, ou seja, sem o consentimento do cliente. Caso as operadoras não mudem suas táticas e as reclamações não diminuam, a Anatel terá que intervir de forma mais rígida.

 



COMPARTILHAR