Esta atitude de guardar todos nossos dados em smartphones é muito perigosa, já que, segundo uma pesquisa feita pela empresa Avast, 20% de todos os dispositivos IoT não tem a proteção necessária e correm risco de ataques cibernéticos no país. Sendo o Brasil um dos países que tem mais vulnerabilidade em relação aos ataques como WannaCry, por exemplo. Ainda de acordo com a pesquisa da Avast, comparando os mesmos períodos do ano passado e deste ano, houve um aumento de 40% nos ataques aos smartphones no Brasil.
O estudo também mostrou que são três os tipos de ataques mais comuns: o rooters com 22,8%, droppers/downloaders com 22,76% e os aplicativos falsos com 6,97% de ataques. Em cada mês, são feitos, aproximadamente, 788 novos tipos de vírus, sendo que nos meses de abril a junho deste ano, houve um aumento de 22,2% nos ataques aos aparelhos celulares em relação aos mesmos meses do ano de 2016.
Para evitar qualquer transtorno com seu celular, evite deixar fotos íntimas, dados particulares e informações importantes como documentos e senhas salvos em seu smartphone, além de baixar um antivírus e evitar abrir qualquer documento ou aplicativo que não conheça a origem em seu aparelho.